Bem vindo ao Blog de Ornitologia e Birdwatching da ONG MAE!

SEJA BEM VINDO!

Se você é ornitólogo profissional ou amador, ou um simples amante da natureza em especial da avifauna, este é o seu Blog. De agora em diante serão postadas novidades, notícias e informações interessantes obtidas através das pesquisas e atividades realizadas pela ONG MAE - Meio Ambiente Equilibrado, sobre a avifauna brasileira.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Conheça a côrte do Uirapuru-laranja (Pipra fasciicauda)

O Uirapuru-laranja (Pipra fasciicauda) é uma ave da família Pipriidae com colorido de beleza ímpar que se destaca em meio ao verde da vegetação. 
Pipra fasciicauda (Uirapuru-laranja)
Costuma habitar matas com sub-bosque denso de finas galharias (como mostra a foto acima), especialmente no estado do Paraná, ambiente por muitos conhecido como "Brenha". Apesar do nome quase homônimo com a ave mais "lendária" do Brasil, o Uirapuru-verdadeiro (Cyphorhinus arada) - que dizem silenciar a floresta durante seu maravilhoso e variado canto - o Uirapuru-laranja não é sequer da mesma família que o Uirapuru-verdadeiro, a Troglodytidae. Para ilustrar, o Uirapuru-verdadeiro é um "parente" muito mais próximo da tão conhecida Corruíra (Troglodytes musculus), aquela ave diminuta que habita todo o Brasil, tanto na zona Rural quanto Urbana.
Abaixo segue um video (bem curtinho) feito em Paraíso do Norte- PR, durante os estudos para o Plano de Manejo na Estação Ecológica Décio Canabrava. Foi tão inesperado que sequer deu pra pensar na focagem, apenas miramos a câmera e registramos. Momento breve mas sensacional! Vale a pena conhecer!


Foi tão inesperado que sequer deu pra pensar na focagem, apenas miramos a câmera e registramos. Momento breve mas sensacional! Vale a pena conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário