Bem vindo ao Blog de Ornitologia e Birdwatching da ONG MAE!

SEJA BEM VINDO!

Se você é ornitólogo profissional ou amador, ou um simples amante da natureza em especial da avifauna, este é o seu Blog. De agora em diante serão postadas novidades, notícias e informações interessantes obtidas através das pesquisas e atividades realizadas pela ONG MAE - Meio Ambiente Equilibrado, sobre a avifauna brasileira.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E chegaram os Peregrinos à "Pequena Londres"

Foto: Falcão-peregrino. Fonte: SILVA, R. S. (2003). [WA212467, Falco peregrinus Tunstall, 1771]. Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: www.wikiaves.com/212467

Hoje (19/10/2011) chegaram os Falcões peregrinos (Falco peregrinus) à nossa querida Londrina. - Tá, eles podem ter chegado até dois ou três dias antes mas aqui perto da minha casa apareceram só agora! hehehehehe
Quem mora no quadrilátero central da cidade terá várias oportunidades de escutar e observar estas magníficas aves, que nos visitam com pontualidade quase britânica todos os anos. Eles são migradores e todos os anos saem de suas casas, na América do Norte, e viajam até a América do Sul e nosso País é um dos locais onde este falconídeo se instala durante sua longa viagem. Normalmente eles chegam em meados do mês de Outubro, e se vão em meados dos mêses de Abril e Maio. Sua estada em nosso País - como devem ter notado ao ler a frase anterior - coincide com as estações mais quentes do ano, enquanto o inverso ocorre em sua terra natal, cujo mesmo período corresponde às estações mais frias - lembrem que em dezembro NEVA nos EUA! hehehe.
Eles viajaram longas distâncias para nos visitar e de quebra ainda "darão uma mãozinha" provisória na questão dos Pombos. Estas Falcões gostam muito de nossos amiguinhos cinzentos e se deleitam com a grande disponibilidade de alimento em nossa cidade. Para quem ainda não ligou o nome à pessoa, o Falcão-peregrino é aquele famoso que abate sua presa após voos em queda livre - chegando a velocidades de até 400km/h - literalmente se jogando sobre a presa e quando próximos o suficiente, num ágil e hábil movimento, viram as garras para o alvo e aí......... Era uma vez um "passarinho".
Quem estiver atento aos céus londrinenses pode ser testemunha destas caçadas cinematográficas! Para ajudar um pouco na detecção da ave, ela grita bastante quando passa, e tem mais de uma vocalização. Eu consegui gravar 2 delas - por sinal as únicas que ouvi eles fazendo em Londrina - e as gravações podem ser ouvidas ou baixadas no link http://www.wikiaves.com.br/185046&tm=s&t=s&s=10262. Uma dica que eu costumo dar é que a mais usada lembra um tênis raspando numa quadra (muita gente ri quando falo isso mas ao ouvir concordam!), e a outra é mais escandalosa e típica de falcões.
Bom pessoal, resumindo, atentem para nossos visitantes e verão um dos falcões mais belos e imponentes do mundo dando verdadeiros shows aéreos de deixar os membros da esquadrilha-da-fumaça inquietos em seus cockpits.


Nenhum comentário:

Postar um comentário