Bem vindo ao Blog de Ornitologia e Birdwatching da ONG MAE!

SEJA BEM VINDO!

Se você é ornitólogo profissional ou amador, ou um simples amante da natureza em especial da avifauna, este é o seu Blog. De agora em diante serão postadas novidades, notícias e informações interessantes obtidas através das pesquisas e atividades realizadas pela ONG MAE - Meio Ambiente Equilibrado, sobre a avifauna brasileira.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mais um ilustre morador Londrinense, o Papa-formiga-de-grota!

Foto: BUCCI, D. (2009). [WA18606, Myrmeciza squamosa Pelzeln, 1868]. Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <http://www.wikiaves.com/18606> Acesso em: 13 Out 2011.
Membros da ONG MAE, em companhia do programador e "passarinheiro" Demis Bucci (http://passarinhandocomdemisbucci.blogspot.com/) recentemente fizeram um registro INÉDITO para a cidade de Londrina.
Encontraram o Papa-formigas-de-grota (Myrmeciza squamosa) em um fragmento de mata na zona sul da cidade, próximo ao distrito de Maravilha.
Esta é uma ave cuja distribuição conhecida no Brasil é "restrita" às regiões serranas próximas ao litoral nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este novo registro feito em Londrina é no minimo intrigante, pois nossa cidade está a mais de 300km da região litorânea (Vide mapa abaixo).
Mapa com os registros de Myrmeciza squamosa no Brasil, mostrando alguns dos vários registros próximos ao litoral e os nossos registros em Londrina.
Fonte: Wikiaves (http://www.wikiaves.com.br/mapaRegistros_papa-formiga-de-grota)
 Teria a ave se deslocado toda esta distância em busca de recursos? Difícil de afirmar se pensarmos que a maior parte das áreas verdes preservadas no nosso estado estão próximas ao litoral onde este bicho normalmente vive.
Outro fato interessante foi que após a identificação da ave, foram feitas gravações de sua voz (que podem ser conferidas em http://www.wikiaves.com.br/midias.php?tm=s&t=c&s=10942&c=4113700) e as primeiras gravações contribuíram para que outro membro da ONG MAE resolvesse o mistério de uma gravação não identificada feita por ele anteriormente ao nosso "novo" registro durante a realização de outro projeto. A tal gravação "perdida" correspondia com a vocalização da mesma espécie, mas desta vez em outro local na cidade de Londrina.
Ou seja, 2 registros em 2 locais diferentes a mais de 300km do litoral... Fica cada vez mais difícil de acreditar que uma espécie sem comportamento migratório tenha cruzado o estado para chegar em nossa charmosa "Pequena Londres", e fica mais fácil de acreditar que podem existir populações residentes desta ave em outras pontos no interior do Estado - quem sabe até do País - mas que ainda não foram descobertas pela falta de pesquisas nestas regiões.
Uma pena que não conseguimos nenhuma foto da ave - muito arisca - aqui de Londrina, mas a gravação já serve perfeitamente pra comprovar o registro!
Os profissionais da ONG MAE seguem dia após dia na busca por novos registros e na realização de pesquisas para contribuir ao máximo com a Ornitologia Brasileira.
Já está sendo confeccionado um artigo que será enviado a uma revista científica, comentando os nosso registros!!
Que venham mais novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário