Bem vindo ao Blog de Ornitologia e Birdwatching da ONG MAE!

SEJA BEM VINDO!

Se você é ornitólogo profissional ou amador, ou um simples amante da natureza em especial da avifauna, este é o seu Blog. De agora em diante serão postadas novidades, notícias e informações interessantes obtidas através das pesquisas e atividades realizadas pela ONG MAE - Meio Ambiente Equilibrado, sobre a avifauna brasileira.

domingo, 16 de outubro de 2011

Mais um novo registro, mas desta vez no Noroeste do Paraná


Membros da ONG MAE encontraram no dia 21 de dezembro de 2010 uma ave que os pesquisadores acreditavam estar extinta na região Noroeste do Estado do Paraná, o Macuru-de-barriga-castanha (Notharchus swainsoni). 
Primeiro registro na Estação Ecológica Décio Canabrava - Paraíso do Norte - PR

Segundo Registro na Estação Ecológica Décio Canabrava - Paraíso do Norte - PR
O Macuru-de-barriga-castanha é uma ave da família Bucconidae, e é endêmica da mata atlântica. Tem hábitos parecidos com de seu "parente" mais conhecido, o João-bobo, e fica pousado praticamente imóvel nos galhos normalmente das árvores mais altas, esperando suas presas - geralmente insetos - passarem por perto e serem capturados em vôos rápidos e curtos do Macuru.  Os registros foram feitos por Renan Campos de Oliveira e Marcelo Okamura Arasaki, membros da ONG, durante serviços prestados como profissionais Biólogos autônomos, para a prefeitura de Paraíso do Norte. Dentre os estudos estava o levantamento da avifauna de dois fragmentos florestais da cidade, um pertencente a Estação Ecológica Décio Canabrava, e o outro a RPPN Fazenda São Bento. 

- Mas espere um minuto, se estes registros foram feitos fora do âmbito da ONG por que está sendo reportado no blog?
Apenas para comprovar que a ONG MAE é apoiada por profissionais de altíssima competência no que fazem, em todas as áreas! hehehehe
Mas voltando aos registros, eles foram tão importantes para a ornitologia paranaense que o artigo científico elaborado reportando-os, foi aceito e será publicado na próxima edição da revista Atualidades Ornitológicas. Basta acessar o link www.ao.com.br e clicar em "próxima edição" para conferir todos os artigos que serão publicados (como na imagem mostrada no início desta postagem).
- Outra pergunta! Mas se foi feito em dezembro de 2010 por que só agora está sendo reportado?
Ora ora... primeiramente o blog foi criado há menos de 2 semanas!! hahahaha
Mas o principal motivo é por que esperamos o artigo ser aceito para publicação, o que normalmente leva um bom tempo para acontecer devido ao grande número de textos enviados à revista. Demorou mas deu certo, e agora estará documentado!
Vale lembrar que a AO - como conhecida entre os biólogos - é uma revista amplamente difundida no meio ornitológico, e seus editores e revisores são todos de altíssimo gabarito.

Parabéns ao Renan e ao Marcelo pelos registros e pelo artigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário