Bem vindo ao Blog de Ornitologia e Birdwatching da ONG MAE!

SEJA BEM VINDO!

Se você é ornitólogo profissional ou amador, ou um simples amante da natureza em especial da avifauna, este é o seu Blog. De agora em diante serão postadas novidades, notícias e informações interessantes obtidas através das pesquisas e atividades realizadas pela ONG MAE - Meio Ambiente Equilibrado, sobre a avifauna brasileira.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ONG MAE faz um registro documentado inédito para Londrina

Mocho-do-banhado (Asio flammeus). Fonte: Arasaki (2012)
     O grupo de Ornitologia e Birdwatching da ONG MAE faz mais um registro inédito para a nossa pequena Londres. Desta vez foi uma das mais belas corujas que ocorrem em nosso País, era um Mocho-do-banhado (Asio flammeus). 
    Uma coruja cujo nome popular foi dado graças à preferência que este animal tem de viver sempre em áreas úmidas, como brejos ou banhados. É um grande predador que se alimenta de vários outros animais que vivem nestes ambientes, como anfíbios, répteis, pequenos roedores e outras aves. Diferente do que normalmente se pensa sobre uma coruja, esta espécie é ativa tanto de dia quanto de noite.
    Seu voo é elegante e imponente, e quando encontra uma presa, ela "pára" no ar, num comportamento conhecido entre os ornitólogos e passarinheiros como "peneirar", onde a ave fica batendo asas sem sair do lugar para observar a presa até achar o momento certo de dar o bote.
    Resumindo, é uma ave magnífica, e que a partir de agora faz parte do "acervo" da avifauna londrinense.

Um comentário: